Canvas DCV – Dinâmicas de Construção de Valor

Somos parte de uma rede de pessoas empreendendo a Economia em Rede. Acreditamos que através do trabalhar juntos, estamos construindo um Mundo Colaborativo e Integrado, que nos faz confiar que as futuras gerações possam viver em harmonia.

Em 2002 iniciamos a Value Builders.Net uma rede de trabalhadores a serviço do Ecossistema da Vida,
conscientes do enorme valor e abundante riqueza que podemos gerar através de uma humanidade integrada e conectada a Natureza.

Esperamos que o Canvas DCV – Dinâmicas de Construção de Valor possa se tornar uma ferramenta inspiradora para você, que assim como nós, já não cabe mais na descrição do seu cargo corporativo ou, fora das corporações, tem dificuldade de definir qual o nome da sua atividade – empreendedor em rede, agente de mudança e transformação, arquiteto da transição, construtor de comunidades, facilitador, coach, etc.

Valor

O Valor do Indivíduo é aquele que faz cada um de nós único e singular: O Valor do Eu. Esse Valor Individual é a força e energia intencional que todos temos, que apesar de intenso não se converte em energia realizadora sem o reconhecimento e conexão do outro.

O Valor Individual, é a semente dormente que sem solo, água e nutrientes não germina, que sem os outros não floresce. Um valor que por si, não é sustentável.

Construção

Já o Valor do Nós, valor do grupo, de uma comunidade, desenvolve-se a partir de trabalhar juntos, laborar
com o outro, co-laborar.

Valor impulsionador onde, o “Eu” abre-se ao, “Outro” para construir algo conjuntamente. Início de um processo de construção de uma nova, possível e desejada Visão de Futuro a partir da interação.

Esse Valor do Nos, converte as energias intencionais de indivíduos em energia realizadora coletiva, a partir do cultivo de relações, da habilidade do grupo em dialogar e escutar de forma verdadeira e genuína.

A geração deste valor coletivo se dá a partir do diálogo que celebra a diversidade em ciclos de experimentação, de círculos de ação, em uma dinâmica espiral de evolução de consciência e maturidade de todas as pessoas e organizações envolvidas.

Dinâmica

A experimentação continua do fazer por um lado reforça e alinha o propósito e identidade do grupo, por outro, desenvolve e fortalece estruturas e processos.

Ao termino de cada ciclo de pratica e experimentação, durante o qual valores individuais convergem de forma síncrona na geração de valor coletivo, o grupo celebra a colheita, honra o fim de mais um ciclo de cultivo e dá início a um novo semear.

Uma nova e mais intensa energia intencional impulsiona as pessoas a uma nova realização conjunta.

Como podemos construir valor através do trabalho com significado, autônomo, integrado e de organizações horizontais e igualitárias?

Como realmente podemos viver em uma comunidade global com capacidade permanente de produzir, nutrir, sustentar e regenerar a vida?

O Canvas Dinâmicas de Construção de Valor – DCV, é um framework, um modus operadi, uma forma de trabalho desenhado e sistematizado através da experiencia de mais de 15 anos de muitas pessoas envolvidas em projetos colaborativos e empreendimentos em rede da Value Builder.net.

O Canvas DCV, está baseado no conceito de organizações horizontais e auto organizadas e tem como propósito ajudar grupos e redes a gerarem valor de forma consciente, plena e integrada, combinando as dimensões causais, sociais, ambientais e econômicas.

O Canvas DCV é composto de 3 seções e 14 temas.

A. Dinâmica de Evolução Circular em 4 Dimensões de Desenvolvimento

1. Dimensão Semente – O Visionário-Sonhador e a Economia Criativa.
2. Dimensão Solo – O Mestre-Planejador e a Economia Compartilhada.
3. Dimensão Cultivo – O Guerreiro-Realizador e a Economia Colaborativa.
4 .Dimensão Colheita – O Curador-Celebrador e a Economia Circular.

O processo de construção de valor passa por uma dinâmica de evolução que combina ciclos pessoais e ciclos organizacionais simultaneamente.

Todos passamos por ciclos evolutivos pessoais diretamente relacionados a nossa idade, vivencia e maturidade. Cada ciclo de evolução individual acontece em média de 7 em 7 anos normalmente finalizados por crises pessoais.

Já as organizações as quais empreendemos e pertencemos passam por ciclos de evolução em média de 3 em 3 anos.

Esses ciclos vêm ficando cada vez mais curtos e exigindo das organizações cada vez mais capacidade de aprendizado, adaptação e inovação.

Tanto os ciclos pessoais como ciclos organizacionais passam pelas 4 Dimensões de Desenvolvimento – Semente, Solo, Cultivo e Colheita.


B. Espiral da Economia em Rede e seus 7 Componentes da Criação de Valor

1.Confiança
2. Compromisso
3. Co Criação
4. Conexão
5. Comunicação
6. Carinho
7. Celebração

Uma organização horizontal, seja ela empresa, ONG, associação ou até um time de futebol, constrói valor e evolui através de ciclos de experimentação e pratica que são, ou precisam ser, ciclos curtos e ágeis, fazendo com que as pessoas da organização desenvolvam em dias ou semanas, processos cíclicos e continuados de sonhar, planejar, realizar e celebrar.

Esses ciclos são realizados por grupos de pessoas auto-organizados em círculos de ação, e devem garantir a evolução equilibrada dos 7 Componentes da Criação de Valor em uma economia em Rede – Confiança, Conexão, Compromisso, Co Criação, Comunicacao, Carinho e Celebração.

C. Bases de Sustentação Organizacional e seus 3 Macro Fluxos Evolutivos.

1.Propósito
2.Experiência
3.Estrutura

A evolução circular impulsionada pelos ciclos evolutivos pessoais e organizacionais e aceleradas através dos círculos de ação semanais geram um fluxo de interação e experimentação que acaba por criar governança, liderança e modelos de gestão e operação, consolidando tecnologias e ferramentas que deram certo.

Com isso a estrutura da organização emerge e é reconhecida ao mesmo tempo que a tríade proposito, visão e valores se fortalece, definindo e fortalecendo também a identidade da organização.

Proposito, Experiencia e Estrutura são os 3 Macro Fluxos evolutivos que garantem a reinvenção estrutural dinâmica e recriação continua da identidade.

Envolva-se e Participe

Aprofunde-se os 14 temas das dinâmicas de construção de valor e aprenda como eles se inter relacionam na ações práticas de um grupo de trabalho, de uma comunidade, de uma rede ou de uma rede de redes.

Guilherme Plessmann Tiezzi
Value Builders e Co-Fundador do Open.

One thought on “Value Building Dynamics 7:4:3

  1. Marcio Okabe Responder

    Adorei o artigo, pois sinto que estamos no momento da humanidade que as pessoas estão abertas para empreendimentos em rede.
    Tenho gravado vídeos sobre o livro “Reinventando as Organizações” que se tornou meu mantra.
    Há anos venho vivenciando movimentos colaborativos e estou confiante que o a crise do Covid-19 vai acelerar as Organizações TEAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *